fbpx
Serviços
Orientação Profissional

 

Você já parou para pensar que as pessoas que mais têm sucesso em suas profissões são aquelas que melhor conhecem suas habilidades? Pessoas bem-sucedidas tendem a encontrar sentido naquilo que fazem, são capazes de associar aspectos relevantes de sua personalidade com suas aptidões e suas inclinações afetivas. Há uma mistura de mente com coração, o que traz o senso de gratificação, realização e competência. Além, claro, daquela dedicação extra que você coloca quando está fazendo aquilo que realmente gosta e sabe que é bom.

 

Existem alguns obstáculos que podem estar entre você e a sua profissão ideal. Muitas vezes, para que essas barreiras sejam transpostas, você precisará de auxílio. É aqui que eu entro! Pense bem, existem milhares de novas profissões proporcionadas pelo avanço da tecnologia, massivas informações desconexas geradas pelas redes de comunicação, o que pode suscitar dúvidas em como selecionar as que mais combinam com você para a tomada de decisão.

 

Se você é adolescente, a escolha não é fácil, pois você ainda está em desenvolvimento, o cérebro está em formação e o centro de decisão e resolução de problemas ainda está em processo de amadurecimento. Assim, quando não bem orientado, a chance de você mudar, juntamente com seus gostos, motivações e ideias, é grande!  Há ainda de se considerar as confusões e inseguranças causadas pelas influências do meio, as expectativas de amigos, as pressões dos familiares. Realmente, são muitos agravantes!

 

Agora, seu caso pode ser outro… você pode ter chegado em um momento da vida que, depois de investir tempo, dinheiro, estudo e dedicação em uma carreira, percebeu que aquilo não era bem o que você queria. No mínimo você se sente desmotivado, mas também pode ter chegado no ponto de se sentir frustrado, insatisfeito, infeliz com sua escolha e com medo de mudar o rumo e cair no mesmo erro. Pois saiba que, depois que você tomar a coragem de parar para se redescobrir, verá que existem maneiras eficazes de analisar de modo criterioso, consciente e consistente qual o novo rumo a ser tomado.

 

A orientação profissional é um processo que se equilibra em um tripé fundamental: análise da personalidade, conhecimento das profissões e exploração de mercado.

 

O constante cruzamento das informações obtidas em testes cientificamente validados, utilizados em avaliações psicológicas – relacionados à personalidade, habilidades sociais e raciocínio -, com as levantadas por meio da exploração das diversas profissões de seu interesse, permite a reflexão necessária para o amadurecimento da escolha e o conduzirá à provável descoberta da profissão que mais se adeque às suas necessidades afetivas, físicas e intelectuais.

Olá,
Posso te ajudar?
Powered by